quarta-feira, 14 de julho de 2010

Humano - ser ou não ser?

Precisamos reaprender significado de "ser humano" que vai muito além de todas a definições. A longa e árdua tarefa de me tornar humano não é simples como parece. Paradoxalmente temos que aprender a viver aquilo que realmente somos... porque no decorrer da vida, aprendemos a desempenhar muitos papéis e atuar em diversos contextos, mas quando a experiência se trata de ser EU, unicamente EU, humano, sem nenhum roteiro ou diploma para me sustentar, aparece uma terrivel falta de habilidade.

É notória a dificuldade do ser humano se relacionar consigo mesmo e com todos de nossa espécie. "É uma imprudência perder tempo em se conhecer" diz nosso racional, detentor de todas as verdades... verdades estas que se vão na primeira chuva que cai sobre o EGO solitário e vazio.
Seres humanos travam verdadeira batalhas por ninharias nos modernos realitys shows. E a multidão de telespectadores hipnotizados por seus idolos de plástico, aplaudem.
Cada vez mais precisamos de regras de convivência para sobreviver. Regras segundo quem?
Adotamos um papel, tal qual num teatro e segundo a vontade de um diretor o interpretamos, as vezes interpretamos com tal paixão que ficamos convictos de somos esta personagem.
Onde foram parar as experiências que nos validam como seres humanos? Se alguém souber onde foi parar a espontaneidade, a leveza e riqueza de "ser humano", por favor devolva a
humanidade.
E devolva logo, antes que nos tornemos um animal condicionado, acorrentado pelo EGO, aprisionados, desvalorizados por nós mesmos e vazios.

Um comentário:

  1. Nossa humanidade transborda a cada momento, difícil é mantê-la por igual nos pesos de medida.
    Conhecer-se se faz como passo propositalmente inscrito desde o nosso nascimento. Sabia-se que, nalgum momento seríamos obrigados a nos debruçar sobre as próprias palmas e sentir o solo como jamais fora antes. Sim, sou um buscante de minha humanidade, por isso hoje aprendo!

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário.

Assim caminha a humanidade

Assim caminha a humanidade