domingo, 24 de outubro de 2010

A existência atrapalhada pela linguagem

Há muitas formas de existir e talvez a forma mais irônica de viver seja através linguagem.
A linguagem pode unir e desunir casais, amigos, colegas de trabalho; propiciar relações ou exterminá-las por completo.As pessoas interpretam e propagam discursos e escritas perigosamente.
Penso que personalidades que fizeram história como Jesus, grandes filósofos gregos, Buda, Hitler, Luter King, Malcon, Marx, Oscar Wilde, Einsten, Darwin, Adam Smith e muitos outros pensadores e cientistas que contribuiram para história ao longo dos anos se tivessem alguma chance de poderem falar pessoalmente iriam perder a paciência com as coisas que eles "disseram" algum dia.
Tudo bem... depois que se morre fica mais fácil propagar discursos do falecido... o problema está em quando o "suposto falecido" nunca disse nada daquilo. Quem irá contestá-lo?
A linguaguem causou muitas mortes ao longo da história,  pessoas que foram queimadas na inquisição na época medieval, pessoas torturadas na ditadura, sem falar das mortes por causa de discurso políticos ou religiosos.
Pessoas são desligadas das organizações  por causa da linguagem distorcida, popularmente conhecida como fofoca , que  podem contribuir com um veredicto injusto e muita mágoa.
Valorizamos ou desvalorizamos alguém pelo modo como esta pessoa emprega suas palavras.
As  palavras são corrompidas, degeneradas e prostituidas através da linguagem pelo uso inconsciente (algumas vezes muito conscientes).
Talvez tenhamos que aprender a observar. Observar sem interpretar, sem juízo de valores.
Aprender a viver o que se fala é a linguagem mais clara e nobre que uma pessoa pode estabelecer com ela mesma e com o mundo. E depois disso, cabe um ponto final. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário.

Assim caminha a humanidade

Assim caminha a humanidade